Páginas

17 de abril de 2012

Ingredientes a evitar em cosméticos

 Muitas vezes ao usar aquele produto de beleza cheirosinho e gostoso, as pessoas não se dão conta das substâncias tóxicas que eles contém. E muito menos de que quando tocam a pele e o couro cabeludo elas chegam à corrente sanguínea, e podem nos fazer mal. Assim como os agrotóxicos, muitas delas estão ligadas a distúrbios endócrinos e são cancerígenos, por seu uso prolongado.
Estes ingredientes sintéticos são geralmente usados na indústria por serem baratos. Agora, o que mais assusta é que a maioria esmagadora das substâncias usadas em cosméticos não são testadas para segurança de uso porque ainda não há regulamentação adequada para isso.  Vejam os 5 grandes vilões:
                                 

1 Parabenos

Metil, Etil, Butil, Propil e Isobutil Parabenos – Conservantes que podem causar reações alérgicas e têm ação estrogênica comprovada – mimetizam o estrogênio e podem causar câncer de mama e puberdade precoce em meninas. Além disso potencializam a radiação UV.

2 Formaldeído

Formol – usado em perfumes, alisantes, esmaltes, desodorantes e cremes como conservante. Lembrando que o uso do formol como alisante capilar é proibido pela Anvisa, que só o permite em 0,2% da composição do produto. Além de ser um carcinogênico comprovado, pode atacar o sistema imunológico e causar inúmeras reações – asma, fadiga, tonturas, dores de cabeça, alergia nos olhos e pele, etc.

3 Dietanolamina (DEA)

Assim como a Momoetalonamina (MEA) e a Trietanolamina (TEA) – usados como emulsificantes e produtores de espuma em sabonetes líquidos e shampoos. São compostos da amônia e podem formar nitrosaminas quanto associadas a nitratos em outros produtos, que por sua vez podem causar tumores, disturbios endócrinos e reações alérgicas.

4 Lauril/Laureth Sulfato de Sódio

São surfactantes e detergentes que criam espuma em shampoos, sabonetes e pastas de dente. Derivados do petróleo, causam alergias na pele e couro cabeludo, e estudos indicam que podem causar danos ao sistema imunológico. Combinados a outras substâncias qúimicas também podem se transformar em nitrosaminas e dioxinas, que são cancerígenas.

5 Óleo mineral

Assim como outros derivados do petróleo (silicones e parafinas) é usado pelas suas propriedades emolientes e lubrificantes. Em contato com a pele tende a tampar os poros, interfere no mecanismo de hidratação, dificultando a penetração dos ativos do produto e tendo ação comedogênica (causa cravos e espinhas). Além disto é poluente, contamina as águas do planeta.

Fonte: Blog Beleza Organica
http://blog.multivegetal.com/


                                                 Bjs Carla Castro

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post, muitas vezes nem prestamos atenção nisso.
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2012/04/20-esmaltacao-simples-e-delicada.html

    ResponderExcluir
  2. Presto atenção nisto mas tem alguns rotulos que não ajuda é quase impossivel de ler muito valido o alerta !!!

    ResponderExcluir
  3. Nesse nosso mundo da Beleza (dos outros) decore para sempre esses nomes, amiga
    Belo post!
    bjim, Dé@

    ResponderExcluir
  4. Oi linda pela 1° vez em seu blog e vi p fik viu =)

    Nossa q post alertadorr , nunk tinha pensado nisso e agora descobri poq muitas vzs esses produtinhos cheirosinhos e brilhants nos causa uma alergia danada =S

    Aproveito e te convido a conhecer Meu Cantynho
    http://bydannnyzinha.blogspot.com/

    Bjins =*

    ResponderExcluir
  5. gente eu me perco sao tantos os produtos no mercado que quando nao tem uma formula tem oura qua tambem nao faz bem!!! ou seja infelzmente nao estamo salvos rsrs mais agente procura o que faz menos mal né, mais ai vem o detalhe e decoras todos os nomes que nao sao faceis rs pra mim que moro fora ainda mais dificel é rsrs mt bom o post isso ajua agente a ficar mais atenta...
    ha tem genet que deve pensar que sou doida pq eu no supermecado pra caça shampoo vejo o rotulo de todosssss antes de leva um kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi, obrigada pelo carinho! Adorei o blo, muito fofo.

    Tb estou te seguindo.

    super bj

    www.minutovaidade.com

    ResponderExcluir

Cairam na Rede de Mulher!!! Comentem

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...